domingo, 17 de janeiro de 2016

Como administrar Glucagon

Para além da informação já dada sobre a importância e a necessidade (ou não) de ter um kit de glucagon para alguma emergência aqui, achei relevante num post à parte elucidar acerca da forma de administração desta importante injecção capaz de evitar males maiores em casos de hipoglicémias graves.

Para começar, esta injecção não é para ser administrada pelo próprio, mas sim por terceiros, por isso convém que os seus familiares, amigos ou colegas de trabalho saibam onde tem o kit guardado e como utilizá-lo, caso necessário.

Aqui está um exemplo de um kit que pode ser adquirido no nosso país:


Geralmente o solvente já vem na seringa, mas pode haver kits que tragam o solvente num frasco à parte. Nesse caso é necessário retirar as tampas de plástico dos frascos, perfurar a tampa de borracha com a agulha e aspirar o solvente para dentro da seringa para depois injectar todo o líquido (segundo os mesmos procedimentos) no frasco do pó que contém o glucagon:


Depois, sem retirar a agulha do frasco, agitar lentamente até o glucagon estar completamente diluído e a solução apresentar um aspecto límpido:


Posteriormente, é necessário certificar-se que o embolo de encontra totalmente dentro da seringa e a agulha mergulhada no líquido no interior do frasco. Puxando o embolo para fora aspira-se totalmente o líquido novamente para dentro da seringa (cuidado para não retirar o embolo completamente da seringa).


É necessário retirar da seringa algumas bolhas de ar que se tenham formado, da seguinte forma:
  • bata suavemente com os dedos na seringa voltadas para cima (o que faz com que o ar se acumule na parte superior da seringa)
  • pressione levemente o embolo para expulsar o ar do topo da seringa. Continue a pressionar o êmbolo até ter a dose correcta para injectar (ver abaixo)


A injecção deverá ser dada no músculo (intra-muscular) ou debaixo da pele (sub-cutânea):


A posologia habitual é a dose completa (1 ml) no caso de adultos, e crianças com mais de 6 anos ou mais de 25Kg.  No caso de crianças com peso inferior a 25Kg ou idade inferior a 6 anos será 0.5 ml.

É muito importante que quem possa necessitar de utilizar o glucagon esteja familiarizado com estas instruções. É mais fácil do que pode parecer à primeira vista, e será sem dúvida uma mais valia em caso de necessidade.




Glucagon - Para que serve, e.. Será necessário?

Para simplificar, o glucagon é uma hormona que é produzida no mesmo local onde a insulina é produzida (ilhéus de langerhans), no pâncreas, mas por outro tipo de células (enquanto a insulina é nas células beta, o glucagon é nas células alfa).

E o que faz o glucagon? Ajuda a regular o nível de açucar no sangue mas através do efeito oposto da insulina. Os diabéticos precisam de administrar insulina para fazer descer (ou não deixar subir) a glicémia. O glucagon é libertado quando o corpo humano necessita de glicose adicional. Ou seja, quando a glicémia está baixa, o pâncreas liberta glucagon que ajuda a regularizar o açucar no sangue quer através da mobilização das reservas de açucar no fígado (sob a forma de glicogénio), quer através da transformação de outros compostos (como aminoácidos) em glicose.

No caso dos diabéticos, podem ocorrer situações particularmente dramáticas, pois uma hipoglicémia grave pode comprometer o discernimento da pessoa para se auto-tratar, ficando dependente de terceiros. As hipoglicémias graves, podem ocorrer ou por doses de insulina exageradas para a refeição, pelo aumento do exercício físico que esgote as reservas de açucar, ou ainda pelo consumo aumentado de bebidas alcoólicas.

Encontrar um familiar ou amigo diabético inconsciente é uma situação alarmante, mas é necessário manter a calma. O problema é que as pessoas inconscientes não conseguem ingerir nada, nem lhes deve ser oferecida comida. Então a solução mais rápida, prática e eficaz é a administração de uma injecção de glucagon.



exemplos de duas marcas de glucagon


Então, respondendo à pergunta do título: "Será necessário?", a resposta é Sim!!
É certo que a injecção custará cerca de 13€, e tem um prazo de validade que se for ultrapassado terá de se adquirir outro kit sem ter utilizado o anterior. Mas o facto de não ter sido necessário é sem dúvida motivo de satisfação.

E acreditem que é aflitivo encontrar um doente inconsciente sem ter o glucagon para administrar (embora se possa sempre colocar uma papa de açucar na face interna da "bochecha" ou debaixo da língua, é sem duvida melhor administrar o glucagon).

Outro aspecto importante é alertar e ensinar as pessoas mais proximas sobre quando e como utilizar a injecção, para estarem alertadas e de sobre-aviso caso alguma vez seja necessário. (mais informação sobre como administrar o glucagon aqui).

Por tudo o que já foi dito, é recomendável que se tenha um kit de glucagon à mão em caso de necessidade, embora o desejável seja que não haja necessidade de o utilizar!!