Para começar, esta injecção não é para ser administrada pelo próprio, mas sim por terceiros, por isso convém que os seus familiares, amigos ou colegas de trabalho saibam onde tem o kit guardado e como utilizá-lo, caso necessário.
Aqui está um exemplo de um kit que pode ser adquirido no nosso país:
Geralmente o solvente já vem na seringa, mas pode haver kits que tragam o solvente num frasco à parte. Nesse caso é necessário retirar as tampas de plástico dos frascos, perfurar a tampa de borracha com a agulha e aspirar o solvente para dentro da seringa para depois injectar todo o líquido (segundo os mesmos procedimentos) no frasco do pó que contém o glucagon:
Depois, sem retirar a agulha do frasco, agitar lentamente até o glucagon estar completamente diluído e a solução apresentar um aspecto límpido:
Posteriormente, é necessário certificar-se que o embolo de encontra totalmente dentro da seringa e a agulha mergulhada no líquido no interior do frasco. Puxando o embolo para fora aspira-se totalmente o líquido novamente para dentro da seringa (cuidado para não retirar o embolo completamente da seringa).
É necessário retirar da seringa algumas bolhas de ar que se tenham formado, da seguinte forma:
- bata suavemente com os dedos na seringa voltadas para cima (o que faz com que o ar se acumule na parte superior da seringa)
- pressione levemente o embolo para expulsar o ar do topo da seringa. Continue a pressionar o êmbolo até ter a dose correcta para injectar (ver abaixo)
A injecção deverá ser dada no músculo (intra-muscular) ou debaixo da pele (sub-cutânea):
A posologia habitual é a dose completa (1 ml) no caso de adultos, e crianças com mais de 6 anos ou mais de 25Kg. No caso de crianças com peso inferior a 25Kg ou idade inferior a 6 anos será 0.5 ml.
É muito importante que quem possa necessitar de utilizar o glucagon esteja familiarizado com estas instruções. É mais fácil do que pode parecer à primeira vista, e será sem dúvida uma mais valia em caso de necessidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário