O título deste post é exemplificativo não só para a diabetes mas para tudo na vida. Quantas e quantas vezes fazemos tudo da melhor maneira que sabemos e mesmo assim as coisas não nos correm bem?
Pois é! a diabetes não é diferente! Quem sofre de diabetes sabe que grande parte das vezes faz tudo direitinho, conta equivalentes, dá a insulina com a antecedência necessária, não come em excesso, até faz uma pequena caminhada após a refeição, e mesmo assim a glicémia acaba por fugir do intervalo ideal (para cima ou para baixo).
Pois bem, a solução para isto é complicado...poder-se-á dizer mesmo que não existe! Mas uma coisa é certa, quantas mais vezes fizermos tudo direitinho mais vezes ficaremos com as glicémias no ponto!
Por vezes parece que não encontramos explicação para estes desvios, e muitas vezes não há mesmo! eventualmente factores psicológicos como o stress ou a ansiedade, comportamentos que tenhamos tido no dia anterior (ex. físico por exemplo), no caso das mulheres factores hormonais, etc... Mas muitas vezes não são factores palpáveis que levam os valores para onde não queremos.
Outras vezes, acabamos por atribuir uma indisposição ou mal-estar à diabetes...
Bem, a diabetes é responsável por muita coisa, mas não por tudo!! Se comermos uma ameixa estragada vamos ter uma diarreia, quer tenhamos diabetes ou não! ou seja nem tudo é consequência da diabetes, e nessas alturas o importante é manter a motivação para continuar a fazer as coisas direitinho, a recompensa virá mais tarde...
Resumindo: percalços no controlo da doença todos temos , mas uma coisa é apercebermo-nos que temos a glicémia elevada após o jantar e corrigi-la, outra coisa é termos a glicémia elevada após o jantar e deixar andar até de manhã... Quantas mais vezes nos esforçarmos para ter a glicémia bem, mais facilidade vamos ter para aprender a lidar com a doença e a dominar os diferentes momentos!
Por isso o importante é manter a força e perceber que o que fazemos hoje vai melhorar (ou não) o nosso futuro!!
Sem comentários:
Enviar um comentário