Hoje decidi escrever sobre um tema da maior importância para se conseguir viver com a diabetes sem as complicações que todos conhecem e temem - A motivação para tratar a diabetes todos os dias.
No fundo, tudo gira à volta de ter um excelente controlo metabólico, glicémias bem, tensão arterial no ponto, estilos de vida saudáveis, etc. Pois bem...mais fácil dizer do que fazer!
Para quem está num consultório a aconselhar e a ver o doente de 3 em 3 meses é fácil (e sei do que falo por experiência própria), mas viver a doença 24h/dia, 7 dias por semana é por vezes bastante complicado.
Como em todas as doenças crónicas, há uma componente emocional muito forte O termo "doença crónica" acarreta um peso grande não só pelas complicações que podem advir, mas também pelo significado de "crónico": permanente, para sempre,...
Todos nós temos coisas de que gostamos menos, ou que não são benéficas para nós, mas felizmente não temos de lidar sempre com elas e estas acabam por ocupar uma pequena parte da nossa vida. Precisamente o contrário do que se passa com as doenças crónicas, nomeadamente a diabetes.
Por isso a diabetes pode ser tão desgastante, porque a doença está presente todos os dias, tem que se administrar insulina diariamente, medir glicémias diariamente, e muitas vezes (infelizmente) sentir os efeitos de uma hiper ou hipoglicémia frequentemente. Não é facil todos os dias ao acordar medir a glicémia, ou saber que tem de ser das ultimas coisas a fazer antes de ir dormir, mas tem de ser feito...
Por tudo isto, estar motivado para aceitar a doença e tentar sempre controlá-la da melhor maneira possível é muito importante. O evitar das complicações da diabetes é uma batalha que se ganha no dia-a-dia, no longo prazo, fazendo sempre o que no fundo sabemos ser necessário (por mais difícil que isso por vezes seja).
Temos de encarar a diabetes como uma corrida de fundo, onde sabemos que o nosso comportamento ao longo de toda a prova irá influenciar o resultado final. Não interessa fazer uma grande sprint nos primeiros metros para depois nos "borrifarmos" para o resto.
A diabetes é um pouco assim. TODOS os momentos contam para o resultado final, sempre que os valores estão a 200mg/dl e não nos apetece picar só para dar 2 unidades de insulina, ou quando queremos comer alguma coisa mas não nos queremos picar (só para dar alguns exemplos), são momentos em que é preciso pensar que o que fazemos agora vai influenciar o futuro
É muito importante estarmos motivados para fazer hoje ou que sabemos que nos vai beneficiar daqui a uns anos.
E não é descabido às vezes chegar a um ponto de burnout onde pura e simplesmente não queremos mais saber "disto"... nada mais natural para quem lida com a doença todos os dias. Aí entra o essencial suporte familiar (posteriormente escreverei um post sobre esta faceta da doença), que muitas vezes nos puxa novamente para cima.
Para terminar quero deixar uma palavra de incentivo a todos os que convivem com a diabetes, dizer que apesar do quadro um pouco difícil que pintei, sei que também é possivel viver com saúde e alegria, e espero estar cá para ajudar com a minha experiência daqui para a frente.
Sem comentários:
Enviar um comentário